10 MAIO - DIA MUNDIAL DO LÚPUS

Definitivamente maio é o mês mais “reumatológico” do ano. E hoje o dia é reservado para divulgação da luta contra o Lúpus!

ㅤㅤ

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Não contagiosa. Seus sintomas podem surgir progressivamente de forma lenta, por meses, ou mais rapidamente em semanas.O paciente lúpico vive diversas fases da doença. Ora ela está em alta atividade ora na tão sonhada remissão.

 

Temos dois tipos principais de lúpus:

 Forma cutânea: que se manifesta apenas com manchas na pele. Geralmente avermelhadas (eritematosas) em regiões do corpo expostas à luz solar como o rosto, orelhas, colo e braços.

 Forma sistêmica: no qual um ou mais órgãos internos podem ser afetados. 

ㅤㅤ

Quando dizemos que cada borboleta é única a explicação está no próprio mecanismo imunológico da doença. Por ser uma doença proveniente da “desregulação” do sistema imunológico. A produção dos anticorpos e organização dos mecanismos que vão gerar inflamação dependerão muito do organismo e genética de cada pessoa. Além de fatores externos como a exposição à luz solar, por exemplo. E isso que determinará a gravidade, órgão que será afetado e os sintomas do paciente. Fazendo a doença extremamente diferente em cada paciente.

ㅤㅤ

Aproximadamente 1 em cada 1.700 mulheres no Brasil são portadora de lúpus. Lembrando que ela pode ocorrer em homens, pessoas de qualquer idade e raça. Mas as mulheres são muito mais acometidas, principalmente entre 20 e 45 anos. Precisamos de muito mais que um dia do ano para falar sobre lúpus!