ARTERITE DE CÉLULAS GIGANTES

Um grupo pouco conhecido mas muito importante de doenças reumáticas são as vasculites. Nelas ocorre uma inflamação nas camadas da parede dos vasos sanguíneos das artérias. O que leva ao espessamento e dificuldade do sangue em fluir por elas, podendo ocorre até a obstrução total do vaso. 
ㅤㅤ
A Arterite de Células Gigantes, apesar de não ser tão comum, pode apresentar manifestações muito sérias, como a cegueira irreversível. Que ocorre devido a falta de suprimento sanguíneo adequado para o nervo óptico (nervo do olho). Essa vasculite acomete artérias médias e grandes, como a aorta e seus ramos. E atinge mais pessoas idosas, sendo rara antes dos 50 anos, e mulheres.

 

Os sintomas chave são:
ㅤㅤ

 Dor de cabeça. Afeta mais da metade dos pacientes e acomete a região das têmporas, onde localizam-se as artérias temporais inflamadas. A dor pode ser muito forte e as artérias podem ficar “inchadas” e serem palpáveis. 
ㅤㅤ

 Dor na “mandíbula” e língua após mastigar ou falar por uma certo tempo. Diferente da dor na articulação temporomandibular que, quando afetada por alguma doença, dói assim que se começa a mastigar e bem na articulação. 
ㅤㅤ
 Os sintomas visuais por vezes se iniciam com “falhas da visão” e visão dupla, antes que ocorra a perda total da visão. 
ㅤㅤ
 Falta de apetite, fadiga, febre, emagrecimento e dor nas articulações.
ㅤㅤ
 Sintomas de rigidez e dor matinais em ombros, quadril e pescoço, a chamada polimialgia reumática, pode ocorrer em até metade dos pacientes. 
ㅤㅤ
As provas inflamatórias como o VHS estão sempre altas. Hoje com o avanços dos exames de imagem disponíveis a biópsia de artéria temporal já não reina absoluta. O tratamento é realizado com corticóide e mais recentemente o imunobiológico Tocilizumabe.
ㅤㅤ