SANTO CAFEZINHO

Não... Mas é o nosso cafezinho de todo dia! O meu coado no coador de pano, por favor!  E com açúcar... Ainda não estou evoluída a esse ponto. O café foi por muito tempo um vilão, coitado, tudo culpa do cigarro. Afinal, antigamente (graças a Deus o tabagismo vem diminuindo muito) eles eram como “queijo e goiabada”. E como sempre estavam juntos os malefícios do cigarro podem ter se sobreposto as maravilhas do café.
 ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
São vários os estudos, a maioria em modelos animais mais bem interessantes, que mostram sua propriedades anti-inflamatórias e imunomodulatórias. Como a diminuição na produção de citocinas inflamatórias, como o TNF, atuação dos linfócitos na produção anticorpos. Mas quando analisamos os estudos em doenças especificas esses achados são bem variáveis. Alguns estudos pequenos mostraram pouca influencia ou até mesmo uma relação negativa do café com algumas doenças como artrite reumatoide e lúpus, o que não aconteceu com o chá, por exemplo. 
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ


Isso nos mostra que talvez o problema não esteja na cafeína ou demais componentes do café, mas nos outros hábitos que quem toma muito café pode ter (fumar, alimentação inadequada...). Ou seja, existe um vasto e lindo campo de estudo a ser descoberto sobre o café e doenças autoimunes. Ou seja, ainda não temos nada fechado (com NENHUM café em especial, cuidados...kkkk). Aguardamos as cenas dos próximos capítulos tomando um delicioso cafezinho!