O líquido sinovial normalmente tem função de lubrificar a articulação. E geralmente ele é produzido e reabsorvido pela própria articulação. Mas em algumas situação aonde temos a inflamação da articulação, sinovite, ocorre um aumento da produção desse líquido. Por exemplo, nas lesões meniscais, (principalmente do menisco medial), na osteoartrite, artrite reumatoide e gota. E devido a uma conexão entre a articulação do joelho e a bursa poplítea ela enche de líquido. Formando-se o cisto de Baker na região posterior do joelho.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
O paciente pode sentir dor e sensação de pressão na região poplítea. Que piora ao estender-se o joelho e durante atividades físicas. Mas na verdade, na maioria das vezes os sintomas não são propriamente do cisto. Mas sim devido ao problema primário, como a osteoartrite, por exemplo.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Caso ocorra o rompimento do cisto o paciente poderá sentir dor forte e abrupta na região posterior do joelho e panturrilha. Quadro que simula a trombose venosa da perna. Que também causa aumento do tamanho e empastamento da panturrilha.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Em casos duvidosos a confirmação pode ser feita pelo USG. E o tratamento depende da resolução da causa que gerou o acúmulo de líquido. Não adianta realizar infiltrações ou ressecar o cisto de forma isolada. Caso a causa não for removida ele retornará com certeza!