DIA MUNDIAL DA ESCLERODERMIA!

E hoje é o dia mundial da conscientização da esclerodermia! Uma doença autoimune rara, com prevalência de cerca de 105,6 casos por milhão, mas que causa muito sofrimento ao seu portador. Seu diagnóstico costuma demorar e ocorre apenas quando suas temidas consequências em pele e órgãos já são “visíveis por qualquer um”. O diagnóstico nessa fase avançada praticamente impossibilita um tratamento que efetivamente possa retardar a doença. O que nos deixa, por muitas vezes, apenas tratando os sintomas e “assistindo” a doença progredir. Os estudos para novos tratamentos nunca estiveram tão “animados” e voltamos dos congressos cheios de esperança e deslumbrados com o trabalho e dedicação dos pesquisadores. Mas ainda temos que esperar mais um pouco mais para ter acesso a essas novas drogas.
ㅤㅤ


Pensando nisso, o diagnóstico precoce é nossa meta! Mas antes mesmo da pele se tornar espessada e ocorrer o acometimento de articulações e órgãos como pulmões e esôfago, em sua forma sistêmica, devemos ficar atentos aos primeiros sinais dessa doença. São as chamadas “red flags” ou “bandeiras vermelhas” que sinalizam um risco maior e a necessidade de investigarmos a esclerodermia: 


ㅤㅤ
Fenômeno de Raynaud: ocorre em até 90% dos paciente. Nele dedos das mãos em pés tornam-se pálidos ou azulados após exposição ao frio.
ㅤㅤ


“Puffy-hands” e puffy-fingers”: edema “fofo” e que deixa a pele brilhante em mãos e dedos. Que com o passar do tempo, o aspecto inchado da pele tende a dar lugar a uma pele mais firme e espessa. 


ㅤㅤ
FAN positivo: presente em até 95% dos pacientes. Existem padrões mais relacionados com a doença. 


ㅤㅤ
Anticorpos mais específicos: como o anti-DNA topoisomerase I (Scl-70), anti- centrômero e anti-RNA polimerase III. 


ㅤㅤ
Exame de capilaroscopia mostrando padrão de capilares bem sugestivos da doença.


ㅤㅤ
O Reumatologista irá avaliar e realizar todo o diagnóstico diferencial necessário! Quando mais cedo diagnosticado maiores a chances de conseguirmos conter essa doença! Quer saber mais? Tem matéria completa no site!