10 de MAIO - DIA MUNDIAL DO LÚPUS!

E hoje o dia é mundialmente dedicado ao lúpus! Nossa doença autoimune mais “famosa”, mas tão pouco conhecida e ainda tão estigmatizada... O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Não contagiosa. Que afeta principalmente mulheres entre 20 e 45 anos, mas pode acometer homens, pessoas de qualquer idade e raça. Aproximadamente 1 em cada 1.700 mulheres no Brasil são lúpicas. 


Ao primeiro “Google” temos a impressão que já o conhecemos. Mas não se engane... Cada borboleta é única! Seus sintomas podem surgir lentamente por meses, ou mais rapidamente em semanas. Ele pode acometer somente a pele. E é preciso um atlas inteiro de dermatologia dedicado ao tema tamanha a variabilidade de lesões. E pode também ser sistêmico, quando acomete os mais variados órgãos com predileção e combinações das mais diversas . E esse lobo vive como se seguisse as fases da lua, passando por períodos de atividade e remissão, com recidivas inesperadas e calmarias de duração variada.


 ㅤㅤ
Por ser uma doença proveniente de uma “desregulação” do sistema imunológico de substrato genético. A produção dos auto-anticorpos e organização dos mecanismos que vão gerar inflamação dependerão muito do organismo de cada paciente. Além de fatores externos como a exposição ao sol, medicamentos, hábitos de vida, fatores psicológicos, etc. E isso determinará a gravidade, órgão afetado e sintomas da doença. Sendo por isso tão diferente e única em cada indivíduo! 


ㅤㅤ
Tão diferente que hoje existe a tendência de se referir a ela não mais como uma doença e sim como uma síndrome. A “síndrome do lúpus” englobaria uma variedade de espectros diferentes da doença. E é por isso que apesar de inúmeros estudos em andamento (nesse minuto,715, segundo o clinicaltrials.gov) a descoberta de novos tratamentos eficazes pode ser tão demorada... Mas nossas borboletas seguem graciosas e confiantes. Cada dia mais unidas e empoderadas já não se deixam enganar por desinformados e mal intencionados de plantão. Sabem que seu plano de voo é único mas que nunca voam sozinhas!