Apesar de toda a nossa preocupação com higiene e cuidados com tudo que colocamos em nossa boca, o fato é que ela não é tão inócua quanto imaginamos. Todos nós possuímos uma microbiota (“família” de microrganismos, bactérias, por exemplo) presentes em nossas bocas, sem que isso possa necessariamente causar algum dano. São mais de 300 espécies de microrganismos e a maioria são considerados comensais, ou seja, vivem em total equilíbrio e sem causar maiores danos aos seres humanos. Ou pelo menos, nada tão grave, como o mau hálito. Porém cerca de 20 a 30 espécies podem ser consideradas patogênicas, ou seja, causarem doença. Eles se fixam na cavidade oral (dentes, gengiva, língua) através de proteínas, formando verdadeiras “colônias” dispostas em camadas bem finas, que chamamos de biofilme. A doença periodontal pode ocorrer quando essa convivência pacífica é interrompida por algum motivo, e esses microrganismos presentes no biofilme iniciam um processo de infecção e inflamação dos tecidos periodontais. Essa lesão do tecido periodontal, composto pelo tecido de suporte (gengiva) e de sustentação (ligamentos e osso) dos dentes, podem levar a mobilidade dentária e perda do dente acometido.
A medicina já não considera as infecções que ocorrem na boca como isoladas, sabe-se que elas podem causar doenças sistêmicas. Caso o paciente tenha uma doença periodontal, durante algum tratamento dentário, escovação bucal ou mesmo durante a mastigação de alimentos, essas bactérias presentes no biofilme podem atingir a corrente sanguínea. E desta forma, causar algumas doenças graves, como a endocardite bacteriana (infecção no coração), diabetes, aterosclerose, infarto e pneumonia. Além da relação com partos prematuros e óbitos neonatais, devido infecção do feto em mães com doença periodontal.
Mas o que isso tem a ver com a reumatologia e suas doenças autoimunes?Antigamente, pensava-se que a única relação seria o aumento de infecções bucais, em paciente com doenças ou em uso de medicações, que alteram a imunidade do indivíduo (imunossupressoras). Mas essa relação tem se mostrado mais complexa e interessante do que se imaginava. Esses microrganismos podem ser um fator causador e de piora clínica em pacientes com Artrite Reumatoide, por exemplo. Os estudos demonstram que a inflamação local causada pela periodontite, pode induzir resposta inflamatória sistêmica. E no caso específico da Artrite Reumatoide, algumas bactérias tem a capacidade de induzir o processo de citrulinização (modificação da estrutura) de proteínas que então passam a ser antigênicas (alvo de anticorpos). Dando início ao processo de formação de anticorpos contra proteínas do próprio indivíduo, base da etiologia das doenças autoimunes e da própria Artrite Reumatoide. Além da capacidade de induzir doença, a presença dessas bactérias pode agravar o quadro de pacientes já diagnosticados. Sendo verificada a melhora dos sintomas articulares de pacientes com doença periodontal e Artrite Reumatoide, após realizarem tratamento odontológico específico. Além disso, os estudos confirmam a capacidade da doença periodontal em afetar a resposta ao tratamento, como a eficácia dos imunobiológicos bloqueadores do TNF, utilizados no tratamento dessa doença.
Seria essa relação existente apenas nos casos de Artrite Reumatoide? Provavelmente não, a relação entre infecção e doenças autoimunes é muito ampla e ainda não completamente entendida. Mas, pelo que já se sabe hoje, a manutenção de uma boa saúde bucal é muito importante para a saúde de nosso corpo. Realizar um acompanhamento odontológico periódico, além de bons hábitos básicos como uma adequada escovação (com uso de escovas macias e interdentais) e uso de fio ou fita dental são de grande importância. Caso seu dentista observe a presença de placas ou doença periodontal, este realizará os procedimentos necessários em cada caso (higienização, raspagem, antibióticos locais ou sistêmicos e procedimentos cirúrgicos, por exemplo). A cada dia, a medicina comprova que tudo o que ocorre em nosso corpo está interligado, todo acontecimento interno ou externo a nós pode influenciar nosso bem estar. Nossa saúde mental, espiritual, socioeconômica e por que não, bucal, está diretamente ligada à manifestação e gravidade de várias doenças em nosso corpo.E nesse cenário, ninguém melhor que o médico Reumatologista, para gerenciar de forma holística e ao mesmo tempo extremamente detalhista a sua saúde!