Nem todo cristal que se deposita nas articulações é “gota”. Conhecida também como pseudo-gota, ou seja, uma “falsa gota” a CPPD é uma causa de artrite crônica que pode ser confundida com gota, osteoartrite e até artrite reumatóide em alguns casos.
ㅤㅤ
A CPPD é causada por depósitos de cristais de pirofosfato de cálcio nos tecidos, em especial nas cartilagens. Diferente dos cristais de urato da gota. Esse depósito pode ser visualizado na radiografia da articulação acometida, a chamada condrocalcionose.
A CPPD é mais comum em idade mais avançada e mais prevalente em mulheres.
ㅤㅤ
No começo a artrite ocorre em uma ou poucas articulações que podem apresentar sinais de inflamação (vermelhidão, aumento de temperatura e inchaço). ㅤㅤ
São mais acometidos os joelhos e punhos, a artrite do dedão do pé, como ocorre na gota, é rara.
ㅤㅤ
Diferente da gota, onde os “ataques de artrite” são mais rápidos, na CPPD eles podem durar semanas ou meses.
ㅤㅤ
Quando se torna crônica ela passa a cometer várias articulações, assim como na artrose, mas com inflamação e destruição das articulação bem mais severa.
ㅤㅤ
Diferente da artrose, a CPPD tem certa “preferência” pelo punho, ombros e articulação proximais (metacarpofalangeanas) dos dedos.
ㅤㅤ
Já na artrose as articulações mais distais (interfalangeanas) são mais atingidas. Em alguns casos, o paciente pode apresentar as duas doenças concomitantes.
ㅤㅤ
Na maioria das vezes essa formação anormal de cristais na cartilagem ocorre sem nenhuma razão específica. Uma vez depositados ele “irritam”o sistema imunológico e levam ao quadro de artrite. Em alguns casos existe um padrão familiar de desordens metabólicas que causam a CPPD. Algumas doenças da tireóide e paratiróides também podem ser causa e devem ser pesquisadas.
ㅤㅤ
O tratamento, exceto pelas medicações para diminuir ácido úrico, pode ser bem parecido com o da gota. Mas todas as evidencias apontam que só mesmo o Reumatologista para dar conta desse falsário!