Pois bem, para quem não conhece, apresento-lhes a entese. Eu mesma, admito, só fui dar conta de sua importância na residência de Reumatologia. Bem, a entese é o local onde ligamentos, tendões e a cápsula que envolve as articulações “se ligam” aos ossos. Quando esse local inflama chamamos de entesite.
Temos cerca de 206 ossos, 187 articulações, 320 pares de músculos, mais de 1.200 bursas, mais de 500 tendões e muitas, centenas de enteses pelo corpo. Por “ancorarem” os tecidos moles aos ossos elas protegem, amortecem o estresse mecânico e ajudam a aumentar amplitude e velocidade dos movimentos de toda a unidade articular.
A mais conhecida, quando se fala de doença reumatológica, é sem dúvida o calcanhar (onde o tendão de Aquiles se liga ao calcâneo). Outra bem “chatinha” quando inflamada é a da inserção da fáscia plantar, que causa aquela dor na “sola do pé” quando pisamos no chão, principalmente de manhã. Outras enteses importantes são as localizadas nos ombros, nas vértebras da coluna, quadril (espinha ilíaca e sacroilíacas), fêmur (trocanter e côndilo medial), patela, tórax (costocondrais).
A inflamação das enteses pode acontecer por traumatismo no local devido excesso de peso ou exercícios, por exemplo. Outras condições que predispões são o diabetes, hipotireoidismo, entre outras doenças endócrino metabólicas.
Mas quando a entesite:
acomete indivíduos mais jovens (isso mesmo você leu certo!);
é recorrente;
bilateral (dois lados do corpo ao mesmo tempo);
indivíduo com história familiar de doença reumatológica.
Ela pode ser na verdade manifestação de uma doença reumatológica. Especialmente da família das espondiloartrites, como a espondilite anquilosante e artrite psoriásica. Mas também artrite reumatoide, polimialgia reumática, doença de depósito de cristais, beçhet, entre outras. E aí... Você vai precisar de um Reumatologista...!
FOTO: CANVA FREE IMAGES