A artrite enteropática (AE) ou enteroartrite é a espondiloartrite que ocorre no paciente portador de doença inflamatória intestinal (doença de Cronh e retocolite ulcerativa) ou outras doenças gastrointestinais como doença de Wipple, doença celíaca e paciente submetidos a bypass intestinal (cirurgia para obesidade).
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Parece meio confuso mais se você enxergar as espondiloartrites como uma grande família teremos a AE como um membro. Da mesma forma a espondilite anquilosante, artrite psoriática, artrite reativa... Todas com a essência e genética comuns mas cada uma com seu jeitinho, tipo a nossa família...
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Afeta mais pessoas entre 25-45 anos e pode aparecer antes, durante ou após ser diagnosticado o problema intestinal.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Ela pode cometer as articulações de varias maneiras: apenas as periféricas (joelhos e pés, por exemplo), poucas ou várias ao mesmo tempo.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Pode também acometer o esqueleto axial (coluna e/ou sacroiliacas). Causando dor nas costas que geralmente piora a noite e melhora com o exercício. Mas pode não ter dor ou ser diferente em cada paciente!
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Acomete as ênteses (tem post anterior sobre elas) é também uma caraterística forte da família. Assim como a dactilite (dedo em “salsicha”) em mãos ou pés.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
A uveíte (inflamação nos olhos), estomatite, eritema nodoso, pioderma gangrenoso e alterações cardiológicas podem se manifestar na doença mais ativa.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Nem preciso dizer que é o Reumatologista que acompanhará e tratará em conjunto com o Gastroenterologista os paciente que apresentem AE. Ele se guiará pela clínica do paciente, exame minucioso das articulações e exames de imagem das articulações coluna e sacroiliacas (radiografia, USG e RNM, principalmente). Alguns pacientes podem ter a presença do HLA- B27, a minoria, e não temos nenhum marcarmos específico no sangue para a EA. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ