TAI CHI CHUAN PARA FIBROMIALGIA

Todo portador de fibromialgia sabe, ou “preferia não saber”, da importância dos exercícios físicos para o sucesso de seu tratamento. Mas um dos principais desafios é persistir “seja na remissão ou na crise”. Um estudo publicado no fim do ano passado no British Medical Journal comparou a efetividade dos exercícios aeróbios, os mais prescritos para pacientes fibromiálgicos, e o Tai Chi Chuan, aquela arte marcial milenar chinesa que mais parece uma dança em câmera lenta. Bem, e adivinhem? 
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
O Tai Chi Chuam “correu na frente”! Ele foi tão bom quanto, ou até melhor, para alívio rápido da dor e bem-estar global. E ainda com resultados superiores para melhora de sintomas depressivos, ansiedade, independência e atividades mentais. Enquanto os pacientes do estudo que fizeram exercícios aeróbicos não tiveram uma boa aderência, os do Tai Chi Chuan voltaram a procurar o serviço mesmo após a finalização do estudo perguntando se as aulas continuariam. 
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Mas isso isso significa que os exercícios aeróbicos não são efetivos para fibromialgia e que todo mundo deveria fazer Tai Chi Chuan? Não. Os exercícios aeróbicos, especialmente quando associados aos para ganho de força e flexibilidade, são comprovadamente eficazes para fibromialgia. Esse estudo “apenas” nos confirma que o prazer em se realizar um exercício pode determinar o sucesso em seus resultados. 
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
E uma atividade prazeirosa engloba muitas variáveis como, no caso do estudo, os movimentos mais sutis e de baixo impacto do Tai Chi Chuan. Mas devemos considerar o local de prática ser confortável, sem poluição visual e sonora, contato com a natureza, ser feito em grupo, com roupas “descomplicadas”, etc. O importante é estar aberto para novidades ou “velhos amores”. Você pode caminhar, nadar, pedalar, dançar... Os estudos e a vida nos mostram que o importante é escolher algo que te faça feliz! E persistir! Vamos aproveitar esse ano novinho?