Vamos falar um pouco sobre a associação entre doenças Reumatológica e o glúten? O glúten poderia melhorar, piorar, desencadear algum reumatismo?
Segue todos os principais trabalhos robustos recentes que demostraram essa associação de forma relevante, forte e definitiva:
.......................................................................
Isso mesmo.... NADA.....Vamos lá!
ㅤㅤ
A participação dos “fatores externos” (alimentação, agentes infecciosos, drogas, tabagismo, etc.) na gênese e prognóstico das doenças reumatológicas é muito importante e cada vez mais estudada. Encontrar maneiras de não “estimular” ou “mudar a expressão” dos “genes defeituosos” que influenciam nas nossas doenças (a tão falada epigenética, sim ela existe, mas ainda estamos “engatinhando” sobre esse assunto, mas sim, claro, o povo já quer vender isso para você!). E assim, manter os indivíduos sem doença e sem precisar usar medicações para controlar esse sistema imunológico descontrolado é, sem dúvida, um sonho. Além de ser o trabalho de muitos pesquisadores mundo afora. Falta muito “chão” ainda, temos muito que estudar e muitos vieses (fatores que “confundem” os resultados) com os quais trabalhar, nossa “própria mente”, por exemplo, “vulgo” efeito placebo.
ㅤㅤ
Então muita calma, retirar o glúten da sua dieta não vai fazer nenhum milagre. A não ser se você for portador de doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten não-celíaca, diagnosticados apropriadamente. Estamos descobrindo “a duras penas” que tudo que é radical ou restritivo demais é extremamente deletério. Talvez o segredo esteja, sempre, no equilíbrio e bom senso. E nesse quesito, realmente nossos hábitos alimentares estão sem senso nenhum. Ora nos entupimos de “fast food” ora de “manipulados” e não comemos mais nada. O resto só mesmo o tempo dirá...
FOTO: UNSPLASH FREE IMAGE