O Reumatologista está sempre pesquisando infecções como causa potencial dos sintomas de seu paciente. E sempre solicitamos uma “listinha básica” de exames para isso certo? Dentre elas, a infecção pelo vírus hepatite C (HCV) é uma preocupação, já que pode ser assintomática e permanecer crônica em até 80% dos pacientes. E além do fígado o HCV pode acometer linfonodos e tecidos linfoides e desencadear um aumento no número e desregulação de células B, produtoras de anticorpos. O que em indivíduos suscetíveis pode causar um grande expecto de manifestações autoimunes como:
ㅤㅤ
Vasculites: Temos a vasculite que inflama pequenos vasos causada por depósito de crioglobulinas, um tipo curioso de imunoglobulina que se precipita no soro em baixas temperaturas. Essa vasculite se manifesta com dores em articulações e músculos, fraqueza e vários tipos de lesões em pele. Especialmente em membros com manchas avermelhadas do tipo púrpura palpável e/ou urticária, fenômeno de Raynoud, úlceras e necrose. Os rins, fígado e nervos periféricos também podem ser acometidos. Já a vasculite do tipo poliarterite nodosa relacionada ao HCV, afeta vasos de médio calibre com sintomas mais severos.
ㅤㅤ
Síndrome sicca: secura em mucosas da boca e olhos devido inflamação das glândulas lacrimais e salivares. Algo bem parecido ao que ocorre na síndrome de Sjogrën, inclusive o paciente pode até positivar anticorpos.
ㅤㅤ
Sintomas musculoesqueléticos: dor nas articulações e artrite. Que pode ser muito semelhante a artrite reumatoide (AR), até com positividade para o exame fator reumatoide, mas com um curso de doença menos agressivo. Nesses casos a pesquisa do anticorpo anti-CCP pode ajudar, já que é normalmente negativo nesses casos. Sintomas de fibromialgia também são comuns. ㅤㅤ
Fenômenos de autoimunidade: o paciente pode ter FAN e outros anticorpos positivos como o FR, anti-CCP, anti-Ro e anti-La, anti-DNA, c-ANCA e anticorpos antifosfolípides, por exemplo. Sem que isso caracterize uma doença reumatológica, sendo apenas um fenômeno de autoimunidade pela presença da infecção crônica pelo vírus. Mas que, eventualmente, podem levar a alguma manifestação dessas doenças.