LÚPUS E SEXUALIDADE

 
O lúpus é uma doença crônica, complicada, de origem autoimune e que pode acometer praticamente qualquer órgão do corpo. E mais que isso, o lúpus está associado a alterações fisiológicas, mentais e cognitivas importantes. E temos mais lúpicas do que lúpicos, já que as mulheres são 9x mais acometidas que os homens. E para nós mulheres, lúpicas ou não, a sexualidade ainda é um tema difícil e que afeta nossas vidas muito mais do que imaginamos. Nossa saúde sexual além de ser importante para manter a longevidade de nossas relações afetivas, interfere na nossa saúde global e nosso bem-estar.
 ㅤㅤ

A disfunção sexual, que inclui desejo, excitação e orgasmo tem alta prevalência entre as mulheres em geral. E a presença de uma doença reumatológica pode agravar muito esse quadro. Encontramos uma alta taxa de disfunção sexual, depressão, ansiedade e diminuição na autoconfiança em lúpicas. E fatores como disfunções endócrinas, anatômicas, sociais e psicológicas que podem interferir na sexualidade de qualquer mulher. São agravados na paciente lúpica por dor, fadiga, capacidade funcional reduzida, depressão, imagem corporal negativa e efeitos colaterais de medicamentos. Como, por exemplo, o ganho de peso, diminuição da libido e alterações de humor que algumas medicações podem causar.

ㅤㅤㅤ
Vários estudos mostram que 55 a 65% das lúpicas tem prejuízo em seus relacionamentos por conta de problemas sexuais. Mas porque os estudos “encontram” tanta gente e nós não as vemos com tanta frequência? Será que estamos perguntando a nossa paciente como está sua vida sexual? Nós mulheres, na maioria das vezes, já temos muita dificuldade em expor nossos sentimentos. E falar sobre nossa sexualidade pode parecer secundário quando estamos diante de problemas mais “graves” a serem resolvidos.
ㅤㅤㅤ

Mas é preciso falar. Primeiro com você mesma. Não se obrigue a nada. Questione-se. Como você avalia sua vida sexual? Converse com seu parceiro, exponha suas dificuldades. Converse com seu Reumatologista e seu Ginecologista será que o que você sente pode estar relacionado com sua doença ou com as medicações que você usa? Existem formas e profissionais habilitados para te ajudar!