LÚPUS INDUZIDO POR DROGAS

O lúpus poderia ser desencadeado por medicamentos? Sim. O lúpus induzido por drogas (LID) é considerado uma reação idiossincrática, não sendo previsto por nenhuma propriedade conhecida desses medicamentos. Ou seja, apesar dos medicamentos terem estruturas químicas e ações farmacológicas das mais diversas eles causam um quadro bem semelhante. Existem várias hipóteses, mas em todas ocorreria uma ativação inapropriada do sistema imune com formação de autoimunidade. Os sintomas semelhantes ao lúpus cutâneo subagudo e crônico são os mais comuns. Mas sintomas do lúpus sistêmico como dores articulares, mialgia, febre, anemia, inflamação na pleura e pericárdio podem ocorrer. 



 O paciente pode ter FAN positivo! E vários anticorpos podem ser detectados como o anti-histona, anti-DNA dupla hélice, anti- cardiolipina, entre outros.

 

 O tempo entre o início dos sintomas e o uso dos medicamentos pode ser de dias a anos. Normalmente ocorre após uso da medicação por meses a anos sem o paciente sentir nada.

 

 Temos a resolução completa do quadro após suspensão da droga, mas isso pode demorar meses.


 ㅤㅤ
Quando se fala em LID logo lembramos de medicamentos como a procainamida, hidralazina e quinidina, mas é bem verdade que elas já são pouco utilizadas nos dias de hoje. Já os imunobiológicos anti-TNF (particularmente infliximabe, adalimumabe e etanercept) ganharam das medicações de uso cardiológico como os agentes mais associados ao LID.


A listinha que medicamentos que potencialmente poderiam induzir o LID é bemmmm grandinha e conta com diversos anti-hipertensivos, anticonvulsivantes, estatinas, antibióticos, entre outros (lista nas imagens). Isso é mais uma prova de que o Reumatologista precisa fazer uma anamnese cuidadosa e não deixar passar NADA na história de seu paciente! As vezes a pista está naquele medicamento que ele usa há vários anos...