Uma preocupação de nós Reumatologistas é que muito pouco se fala nas mídias a respeito das doenças reumáticas. Diferente, por exemplo, do que ocorre com as doenças cardiovasculares e oncológicas que são amplamente discutidas, a Reumatologia se mantém com conceitos arcaicos e fantasiosos.
A desinformação gera mitos na sociedade e pode atrapalhar o correto diagnóstico e manejo dessas doenças. Vamos aos principais mitos e verdades que ouvimos diariamente no consultório.
Apenas o reumatologista pode fazer o diagnóstico da doença reumática?
Verdade. O reumatologista é o médico especialista capacitado e treinado para identificar, diagnosticar e tratar essas doenças.
O termo Reumatismo se refere a apenas uma doença ou a um pequeno grupo de doenças?
Mito. Existem mais de 100 tipos diferentes de doenças que podem ser classificadas como reumáticas.
As doenças reumáticas acometem apenas os idosos?
Mito. Não. As doenças reumáticas afetam pessoas de todas as idades. Inclusive algumas doenças são mais comum em indivíduos adultos jovens.
As crianças também podem sofrer de doenças reumáticas?
Verdade. Sim, as doenças reumáticas podem se apresentar tanto em crianças como em jovens, adultos e idosos.
Quem tem doença reumática tem “Reumatismo no sangue”?
Mito: O “reumatismo no sangue” é um termo leigo usado para aqueles pacientes que tem algum exame laboratorial (“exame de sangue”) positivo para alguma doença reumatológica, sem necessariamente ter a doença.
Quando vou ao Reumatologista ele deve solicitar o “Exame para reumatismo”?
Mito: A palavra “Reumatismo” é um termo leigo que abrange várias doenças. E o Reumatologista solicita os exames de acordo com a queixa e exame físico do paciente. Portanto não existe um exame específico para “Reumatismo”, e sim uma completa investigação (que muitas vezes abrange outras especialidades médicas) de acordo com o caso do paciente.
Quem tem o exame FAN positivo, tem Lúpus?
Mito: Nos pacientes com Lúpus é comum o exame FAN ser positivo. Porém, ele também pode ser positivo em pessoas saudáveis ou com outras doenças (autoimunes, crônicas, neoplásicas e infecciosas).
As doenças reumáticas são contagiosas?
Mito: Não são contagiosas, mas seu componente genético (herança familiar) é observado. A maioria das doenças reumáticas surge por acometimento do sistema imunológico e se desconhece a causa exata do seu aparecimento. O paciente com “Reumatismo” pode conviver com sua doença normalmente. O importante é fazer um tratamento adequado e com supervisão do médico Reumatologista.
Reumatismo só ataca no frio?
Mito: Na verdade, o paciente tem uma sensibilidade e percepção dolorosa aumentada devido ao frio. Isso faz com que o paciente acredite que a doença piorou ou surgiu desencadeada por ele.
Tenho dor nas juntas, devo ter uma doença reumática?
Mito: A dor nas articulações ou popularmente conhecidas como “juntas” é uma manifestação clínica como outra qualquer e pode fazer parte de diversas doenças. Um exemplo são as infecções (gripe, dengue, etc.), doenças endócrinas (Diabetes e Hipotireoidismo) entre outras.
Todas as doenças reumáticas causam deformidade?
Mito: Não são todas as doenças que causam deformidade. A artrite reumatóide, por exemplo, caso diagnosticada e tratada tardiamente, pode realmente deformar as articulações.
Uma paciente pode engravidar mesmo tendo doença reumática? Ela pode ter uma gestação de alto risco?
Verdade: A maiorias das doenças reumáticas não afetam a fertilidade de suas jovens portadoras. No entanto, é muito importante que a gravidez seja acompanhada por uma equipe médica composta de Ginecologista/Obstetra e o Reumatologista, garantindo a integridade da futura mãe e do filho.
As doenças reumáticas podem afetar os olhos?
Verdade: Algumas doenças reumáticas podem causar alguns sintomas como olho seco (moderado ou severo) e inflamação ocular interna, chamada de uveíte. Por isso o Reumatologista normalmente indica uma avaliação ocular para seus pacientes com doença reumática.
As doenças reumáticas não têm cura?
Verdade: Apesar de não terem cura, as doenças reumáticas possuem tratamento, melhorando seus sintomas e restabelecendo a qualidade de vida do paciente.
A atividade física pode agravar minha doença reumática?
Mito: Quando indicada pelo Reumatologista a atividade física realizada com profissionais habilitados (Fisioterapeuta, Educador Físico) pode reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem de doenças reumáticas.
A fisioterapia pode ajudar a tratar as doenças reumáticas?
Verdade: A fisioterapia pode ajudar a minimizar os sintomas das doenças reumáticas. Sempre por indicação de seu Reumatologista e em conjunto com o Fisioterapeuta.