Continuando o “Protocolo da Malu” vamos tentar entender o que se passa na cabecinha desse grandes “gurus” ao inventar seus megas protocolos. A ideia básica de alguns que estão “bombando na rede” segue uma “linha aparentemente óbvia”. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
1. Os “estudos” deles mostram que quem tem uma doença autoimune “X” tem evidência de infecção pelo microorganismo “Y” ou deficiência de uma substância “Z” (vitaminas, minerais, use sua imaginação...) maior que na população normal.
2. Ou seja, provavelmente esse microorganismo/falta dessa substância é a causa do desencadeamento dessa doença.
3. PQP! Vamos tratar esse bicho/suplementar essa coisa e vamos curar essa P#! Para AGORA o tratamento tóxico que seu Reumatologista está passando para você!
4. Uhuuu! Tô rico!
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
ㅤㅤㅤㅤㅤ
Mas... é claro que as coisas não são tão simples assim! Como já comentei por aqui existe uma receitinha básica para quem “deseja” ter uma doença autoimune ou reumatológica: mistura-se genes propensos herdados + “genes” que sofreram alterações durante nossa dura vida + lugar onde vivemos + todos nossos hábitos físicos, psíquicos, nutricionais e todos os outros (bons ou ruins) = doença se manifestando em você!
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Ou seja, os microrganismos que mantém contato com você durante sua vida. Exemplos: Micoplasma, Epstein-Barr, Clamídia, H. Pylori, etc... Seja os que geraram uma infeção em você. Ou aqueles que moram permanentemente em você. Sim... Na sua boca, nos seus intestinos na sua vagina... São capazes, em indivíduos predispostos geneticamente, de desencadear uma resposta autoimune. Sim, isso é verdade! Mas “sozinho” sem a ajuda de todos os outros fatores ele não tem poder algum!
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
É por isso que o tratamento das doenças autoimunes tem que ser CONTÍNUO e multiprofissional! E, na maioria das vezes, É PRIMORDIAL um MEDICAMENTO para conter a autoimunidade! E sim, cuidar bem da nossa microbiota, alimentação equilibrada, corpo e mente saudáveis ajudam muito! Nada substitui um bom trabalho em equipe (especializada