SILICONE E AUTOIMUNIDADE

A síndrome autoimune/inflamatória induzida por adjuvantes (AZIA) foi descrita em 2011 pelo médico Shenfeld. O termo adjuvante é usado para designar substâncias que são adicionadas a medicamentos ou vacinas, por exemplo, e que ajudam de alguma forma sua ação. Essa síndrome incorpora quatro tipos de “doenças” imunes causadas por adjuvantes, entre elas, após uso de vacinas ou por exposição crônica ao silicone. Hoje quero falar um pouquinho dessa síndrome causada pelo silicone, na forma de próteses mamárias, oculares, cardíacas, testiculares, articulares, entre outras.

O silicone, atua como um “corpo estranho” para nosso sistema imunológico e acaba por “ativar” a imunidade tanto celular quanto humoral (produção de anticorpos). Mas, isso não ocorre em todo mundo, os estudos mostram que o individuo precisa ter uma predisposição genética, ou seja, ser portador de alguns genes que “facilitam” que isso ocorra. Os principais sintomas dessa síndrome são dores no corpo, rigidez matinal, fadiga (cansaço) fora do normal, alteração de memória, depressão, dores de cabeça, olhos e boca secos, febre, sintomas parecidos com fibromialgia e síndrome da fadiga crônica. Na maioria das vezes, não se conseguiu determinar exatamente qual doença reumática a pessoa desenvolveu, já que os sintomas e exames permaneceram inespecíficos. No caso dos implantes de mama, só em 2016, foram relatados mais de 200 casos. Os autores do estudo advertem que mesmo com próteses mais modernas e que aparentemente não apresentaram rupturas esse problema pode ocorrer.

Mas como posso saber se posso desenvolver essa síndrome? Bem, os testes genéticos ainda estão em evolução e disponíveis apenas nos campos de pesquisa. Mas os trabalhos apontam, que as pessoas com mais risco para desenvolver são pessoas que tiverem alguma reação previamente documentada à adjuvantes, doença autoimunes diagnosticadas (lúpus, artrite reumatoide, tireoidite, hepatite autoimune, etc.) e história de alergias. Antes de considerar colocar uma prótese informe ao seu médico Cirurgião Plástico  (Não custa lembrar: Cirurgia Plástica é com o Cirurgião Plástico!) todo seu histórico, que em conjunto com o Reumatologista poderão pesar os riscos e benefícios deste procedimento. Mais estudos são necessários para elucidar melhor essa síndrome, estamos de olho!

Fonte: Y Shoenfeld. Autoimmune/inflammatory syndrome induced by adjuvants (Shoenfeld’s syndrome) – An update. Lupus, 2017.