SÍNDROME AZIA POR ÓLEO MINERAL

A síndrome autoimune/inflamatória induzida por adjuvantes (ASIA) agrupa diversas e enigmáticas condições autoimunes que compartilham um mesmo gatilho. A presença dos adjuvantes. Uma série de substâncias, como o alumínio e silicone, por exemplo. Capazes de acelerar, prolongar ou aumentar uma resposta imune. E que podem, EM INDIVÍDUOS PREDISPOSTOS GENETICAMENTE, induzir uma resposta autoimune totalmente inapropriada e perigosa. ㅤ


A síndrome ASIA induzida por óleo mineral ocorre após infiltrações e preenchimentos com substância oleosas modeladoras para fins estéticos. Como o óleo mineral, óleos vegetais, óleo de oliva, óleo Johnson, parafina líquida, petróleo liquido, gordura de animais, vitaminas, silicone industrial, óleo industrial (avião) entre outros.  Algumas substâncias plásticas, como o Polimetilmetacrilato (PMMA), também já foram relacionadas.
ㅤㅤ
No local da aplicação pode ocorrer uma “reação de corpo estranho” com inflamação, endurecimento e formação de nódulos e úlceras que podem infectar, necrosar e fibrosar. Podendo ocorrer mesmo após anos da aplicação da substância! Sintomas sistêmicos como fadiga crônica, febre, perda de peso, dor em músculos e articulações, queda de cabelo, úlceras orais, depressão, desordens do sono, neuropatia e dor crônica podem ocorrer. E alguns pacientes desenvolvem doenças específicas como lúpus, fibromialgia, síndrome sjogren, esclerodermia limitada, esclerose sistêmica, artrite reumatoide, entre outras.
ㅤㅤ


O tratamento depende muito dos sintomas e a retirada do material é imprescindível, mas muitas vezes, impossível. Já que a substância tende a se espalhar e migrar pelo corpo. Estudos acerca da predisposição genética dos pacientes que a desenvolvem e as interações entre diferentes substâncias usadas em preenchimentos são necessários. Mas, por ora, é importante usarmos o bom senso. E evitar, principalmente se você já possui alguma doença autoimune, a implantação de substâncias estranhas no seu corpo para fins estéticos!