VOCÊ JÁ CHECOU SUA TIREÓIDE?

  Sintomas reumatológicos como dor nas articulações, por exemplo, podem ser a manifestação inicial de várias doenças sistêmicas. É por isso, que quando um paciente vai a uma consulta reumatológicas ele deve estar preparado para ser minuciosamente examinado, indagado e não raro sair da consulta com uma “pequena listinha” de exames para o retorno. E uma doença que o Reumatologista sempre está de olho é o hipotireoidismo. 

  No hipotireoidismo ocorre uma baixa atividade da glândula tireoide, mais comumente devido a tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune. Além de várias manifestações sistêmicas como ganho de peso, pele e cabelos secos, alterações memória e concentração, depressão, entre outros.  Os sintomas músculos-esqueléticos como cansaço, fraqueza, dores nos músculos e articulações, câimbras e inchaços podem ocorrer. Normalmente, a dor e edema articular ocorre de forma simétrica (dos dois lados do corpo) e principalmente em mãos e joelhos. A deposição de cristais de pirosfosfato nas articulações (uma doença parecida com gota) ocorre muito frequentemente nesses pacientes e causa uma inflamação nessas articulações. A alteração dos músculos, a miopatia, pode ocorrer com sensação de fraqueza em membros, principalmente quadril, coxas e braços. 

  Outra doença, muito comum em quem tem hipotireoidismo, é a síndrome do túnel do carpo, já falamos sobre ela por aqui em um artigo anterior. Muitas vezes, durante a investigação para tratamento dessa síndrome encontramos um hipotireoidismo “escondido”. Caso você já possua esse diagnóstico, é muito importante o acompanhamento regular com o seu endocrinologista! Outro fato interessante, é que quem tem alguma doença reumatológica, especialmente esclerodermia e lúpus, tem uma chance maior de desenvolver o hipotireoidismo. 

  Pois é, esse é só um exemplo de uma doença sistêmica que pode se manifestar de forma muito semelhante a várias doenças reumatológicas. Por isso, é tão importante aquela consulta demorada com o Reumatologista e aquela listinha “básica” de exames no início da investigação, tudo sempre tem um propósito.